Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Abril de 2014

Internacional

Merkel defende projeto europeu no Parlamento britânico

Agência ANSA

Em um discurso cercado de expectativas, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, se pronunciou nesta quinta-feira (27) no Parlamento britânico em defesa do projeto europeu e pediu uma participação mais forte do Reino Unido dentro da União Europeia (UE).    

É bem verdade que desde o começo a líder da principal economia do continente deixou claro que não estava ali para abrir um caminho para mudanças ou mostrar disposição em atender aos desejos do governo do premier David Cameron, que entre outras coisas pede restrições à livre circulação.    

"Me disseram que existem grandes expectativas pelo meu discurso. Mas quem espera que a minha intervenção abra a estrada para reformas na UE vai ficar desiludido", disse Merkel em inglês. Ela é a primeira chanceler alemã a falar ao Congresso britânico desde Willy Brandt em 1970.    

Mas em seguida, já na sua língua materna, a chefe de governo convocou o Reino Unido a aumentar sua participação no bloco econômico para ajudar a transformar a Europa. "Precisamos de um Reino Unido forte, com uma voz forte na UE. Só assim conseguiremos fazer as mudanças necessárias para o bem de todos", declarou.   

Merkel ainda afirmou que a Alemanha vê no país britânico um forte aliado para deixar a União Europeia mais estável e competitiva. "Ambas as nações querem desfrutar do máximo potencial do mercado único. Devemos nos unir por uma Europa mais forte e próspera", completou a chanceler. 

Tags: . ingleses, discurso, europeia, união, unidade

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.