Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

Internacional

Ucrânia: votação para governo de transição fica para quinta-feira

Agência Brasil

A votação para a formação do governo de transição na Ucrânia, marcada para hoje (25), foi adiada para quinta-feira (27), anunciou na capital do país, Kiev, o presidente interino, Olexandre Tourtchinov.  “Dirijo-me aos dirigentes políticos e aos grupos parlamentares para pedir que a votação [para a formação do governo] aconteça  na quinta-feira”, disse o ex-presidente do Parlamento, sem justificar o motivo do adiamento.

“É necessário que a decisão seja tomada na quinta-feira. Não podemos perder mais tempo”, acrescentou o chefe de Estado interino.

Anteontem (23), Tourtchinov tomou posse depois de o então presidente Viktor Ianukóvitch  ter sido destiruido  pelo Parlamento. Ontem (24), Ianukóvitch teve ordem de prisão decretada por "assassinato em massa de civis" e está sendo procurado pelas autoridades. Seu paradeiro ainda é desconhecido. Depois da destituição, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, disse ter "sérias dúvidas" sobre a legitimidade dos órgãos de comando na Ucrânia.

A crise política na Ucrânia teve início depois de o ex-presidente suspender os preparativos para um acordo de associação com a União Europeia e agravou-se no fim de janeiro, quando se registaram as primeiras mortes, depois da aprovação de leis limitando a liberdade de manifestação. O balanço oficial da violência dos últimos dias é de pelo menos 80 mortos. A oposição aponta mais de 100 mortes. Foram marcadas eleições gerais para maio deste ano.

Tags: CONFLITO, crise, política, protesto, UCRÂNIA

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.