Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

Internacional

Irã anuncia negociações técnicas com grupo 5+1 em março

Agência AFP

Os especialistas técnicos do Irã e das grandes potências começarão a negociar em março em Viena, à margem da reunião da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou o negociador iraniano Abas Araghchi.

"As negociações técnicas entre o Irã e o grupo 5+1 acontecerão à margem do conselho de ministros da AIEA, de 3 a 7 de março em Viena", declarou Araghchi.

"O enriquecimento de urânio, a suspensão das sanções e a cooperação nuclear internacional estarão na agenda das negociações técnicas e depois serão examinados na reunião principal de 17 de março, na qual participarão autoridades políticas das diferentes partes", completou.

Na quinta-feira, o Irã e o grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Rússia, Reino Unido e Alemanha) chegaram a um acordo sobre os pontos e o calendário de suas futuras negociações, embora ainda exista um longo caminho pela frente.

Em 24 de novembro do ano passado em Genebra, os iranianos e o grupo 5+1 concluíram um acordo transitório de seis meses: o Irã congelou algumas atividades nucleares sensíveis em troca da suspensão de parte das sanções que afetam sua economia.

O plano começou a ser aplicado em 20 de janeiro.

Neste domingo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, manifestou preocupação com as negociações sobre o programa nuclear iraniano.

"Me preocupa o fato de que o Irã acredita que pode efetuar seu plano para virar um país perto do limite nuclear", disse.

O acordo final não deveria ratificar esta situação", completou o premier israelense.

Netanyahu pretende abordar o tema com a chanceler alemã, Angela Merkel, que visitará Israel na segunda-feira.

Tags: acordo;, energia;, ira;, negociação, nuclear;, potencias;

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.