Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

Internacional

Confrontos na Ucrânia deixam três mortos e 150 feridos

Agência Brasil

Pelo menos três manifestantes morreram hoje (18) e cerca de 150 pessoas ficaram feridas em confrontos com as forças de segurança na capital da Ucrânia, Kiev, segundo informações do chefe do Serviço Médico da Oposição, Oleg Moussii. Segundo os médicos que estão trabalhando em um hospital de campanha montado pela oposição ucraniana, a maioria das lesões foi provocada por bombas de efeito moral.

Cerca de 30 pessoas sofreram lesões na cabeça e estão em estado grave. Um dos feridos terá amputar uma mão. Segundo a polícia, 47 agentes das forças de segurança também ficaram feridos nos confrontos, dos quais cinco apresentavam ferimentos por bala.

Manifestantes antigovernamentais ucranianos atacaram e ocuparam hoje a sede do partido do presidente Viktor Ianukovitch, próximo ao Parlamento, depois de romperem o cordão policial que protegia o edifício da assembleia e se envolverem em confrontos com a polícia.

Desde o final de janeiro que não se registavam confrontos entre manifestantes e polícia. A crise política na Ucrânia começou no final de novembro do ano passado quando milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a decisão do governo de suspender os preparativos da assinatura de um acordo de associação com a União Europeia (UE). 

Tags: .confronto, Forças, manifestantes, morreram, segurança

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.