Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Internacional

Papa Francisco quer viajar com passaporte argentino

Agência ANSA

O papa Francisco notificou o governo argentino de que deseja continuar usando o passaporte de seu país natal em viagens oficiais do Vaticano. O Pontífice, inclusive, já renovou o documento na embaixada em Roma, informou nesta segunda-feira (17) o ministro do Interior da Argentina, Florencio Randazzo. 

De acordo com Randazzo, Francisco deu início ao processo de renovação de passaporte na última sexta-feira (14). "Nos próximos dias, o Papa receberá o documento no endereço declarado no Vaticano", contou, referindo-se à Casa de Santa Marta. 

Jorge Mario Bergoglio, ex-arcebispo de Buenos Aires, conta com o passaporte do Estado do Vaticano desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, em março do ano passado. No entanto, Francisco comunicou o embaixador argentino na Santa Sé, Juan Pablo Cafiero, de que gostaria de continuar usando seu passaporte natural. 

"Ele pediu expressamente para não gozar de nenhum privilégio. Portanto, seus documentos seguiram todas as vias administrativas normais", informou o ministro. "Esse novo gesto do Papa com seu país natal nos enche de orgulho", comentou Randazzo.

Tags: Francisco, passaporte, renovação, vaticano, viagens

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.