Jornal do Brasil

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2014

Internacional

Novo premier da Itália, Matteo Renzi é elogiado por Tony Blair

Agência ANSA

Frequentemente comparado a Tony Blair, o novo primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, recebeu elogios nesta segunda-feira (17) do ex-premier britânico, que assim como ele, ganhou espaço na política sendo relativamente jovem e com um discurso repleto de promessas de mudanças.    

Em entrevista à ANSA, Blair afirmou que os desafios são "absolutamente formidáveis", mas que o provável novo chefe de governo italiano tem "o dinamismo, a criatividade e a força" necessários para atingir seus objetivos. "Ele tem a combinação de realismo e idealismo que é preciso para os tempos em que vivemos", declarou.    

O britânico também disse que a Itália precisa assumir um papel de destaque como liderança dentro da Europa. "E os líderes europeus deveriam apoiar Matteo enquanto ele assume a responsabilidade pelo futuro de seu país", completou. 

Prefeito de Florença e líder do Partido Democrático (PD), Renzi, de apenas 39 anos, foi encarregado pelo presidente Giorgio Napolitano de formar um novo gabinete, após a renúncia do ex-premier Enrico Letta, que pertence à mesma sigla.    

A expectativa é que ele apresente ainda nesta semana uma lista com os seus ministros e um plano de governo. No entanto, para isso ele precisará buscar uma aliança com setores da centro-direita, mesmo sendo de centro-esquerda, para alcançar a maioria necessária no Parlamento. 

Tags: crise, italiana, política, primeiro-ministro, Renuncia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.