Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Internacional

Napolitano faz consultas e Renzi prepara novo governo na Itália

Agência ANSA

O secretário do Partido Democrático italiano (PD), Matteo Renzi, deve ser escolhido para formar o novo governo da Itália neste sábado à noite ou no domingo de manhã, em meio a sua tentativa de se tornar o mais jovem premier da história do país aos 39 anos, apontaram fontes do governo.    

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, de 88 anos, prevê terminar de forma rápida as reuniões realizadas no Quirinale, sede da Presidência, com as diferentes forças políticas. Este é primeiro passo para dar fim à crise política deflagrada nesta semana, após a renúncia do ex-primeiro-ministro Enrico Letta, na última sexta-feira.    

Caso Renzi seja encarregado de formar o novo Executivo, ele deve ter um dia ou mais de tempo para fechar sua lista de ministros para novamente se consultar com os partidos.    

Se Renzi conseguir formar um novo governo e após isso receber voto de confiança no Parlamento, ele será o terceiro premier escolhido indiretamente desde Silvio Berlusconi, o último votado pela população.    

O PD apoiou nesta semana o chamado de Renzi para um novo governo que tirasse a Itália de um "pântano" de reformas frustrantes e esforços lentos para combater o desemprego recorde.    

Ele ainda quer introduzir uma nova lei eleitoral, modificando o sistema que levou a fraca e instável administração de coligação de Letta.

Tags: crise, italiana, política, primeiro-ministro, Renuncia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.