Jornal do Brasil

Domingo, 21 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Internacional

Vulcão na Indonésia deixa pelo menos dois mortos

Agência Brasil

Uma erupção vulcânica na Ilha de Java causou a morte de pelo menos duas pessoas e levou à retirada de moradores, interrompendo ligações de longo curso e fechando aeroportos internacionais. O Mount Kelud, considerado um dos vulcões mais perigosos da região, expeliu cinzas e rochas em brasa nessa quinta-feira (13) à noite, poucas horas depois de ter sido lançado o estado de alerta.

Imagens de emissoras de televisão da Indonésia mostram cinzas e rochas caindo nas aldeias e a fuga de moradores, em carros e motos, para os centros de abrigo.

Um homem e uma mulher, ambos com 60 anos, morreram depois de materiais vulcânicos terem coberto os telhados de suas casas, causando desabamentos no distrito de Malang, informou o porta-voz da Agência Nacional de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho. "As casas foram mal construídas e parecem ter entraram em colapso com o peso", disse.

Cerca de 200 mil pessoas de 36 aldeias, em uma área de 10 quilômetros, na zona oriental de Java, foram obrigadas a sair das localidades, acrescentou o porta-voz.

A companhia aérea Virgin Australia informou que cancelou todos os voos de e para Phuket, Denpasar e ilhas de Christmas e Cocos.

Um porta-voz da companhia australiana Qantas disse que os voos entre Jacarta e Sydney foram adiados para este sábado (16).

As cinzas cobriaram as cidades javanesas de Surabaya, Yogyakarta e Solo, onde os aeroportos internacionais foram fechados temporariamente, disse o representante do Ministério dos Transportes Herry Bakti, enquanto a Metro TV mostrava imagens de aviões em terra cobertos de cinzas. "Todos os voos para esses aeroportos foram cancelados e outros, incluindo alguns entre a Austrália e Indonésia, foram desviados", disse Bakti.

Monte Kelud, que já provocou mais de 15 mortes desde 1500, é um dos cerca de 130 vulcões ativos na Indonésia. No início deste mês, o Vulcão Mount Sinabung, no oeste da ilha de Sumatra, desencadeou forte erupção, causando pelo menos 16 mortos.

Tags: Indonésia, alerta, erupção, ilha, morte

Compartilhe: