Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

Internacional

Consultas para novo governo na Itália começam hoje

Agência ANSA

Após a renúncia de Enrico Letta, as consultas para a formação de um novo governo na Itália começaram nesta sexta-feira (14), com uma reunião entre o presidente da República, Giorgio Napolitano, e o presidente do Senado, Pietro Grasso. Em seguida, o chefe de Estado recebe a presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini.    

As negociações também incluem todos os partidos representados no Parlamento e devem prosseguir até o sábado (15). No entanto, o Movimento 5 Estrelas (M5S), liderado pelo comediante Beppe Grillo e uma das principais forças no Congresso, já anunciou que não vai participar das conversas com Napolitano. 

"Nossa decisão é um gesto forte com o qual dizemos ao presidente o que pensam os italianos: que essa renúncia é uma farsa. Esse é o último ato de Napolitano, o seu canto do cisne", afirmou o deputado Federico D'Inca.    

A expectativa é que um novo gabinete seja apresentado pelo secretário do Partido Democrático (PD) e prefeito de Florença, Matteo Renzi, que provocou a queda de Letta, seu correligionário. 

Tags: crise, itália, letta, política, Renuncia

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.