Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Internacional

EUA ordenaram destruição de fotos de corpo de Bin Laden

Agência ANSA

Duas semanas após o ex-líder da Al-Qaeda Osama Bin Laden ser morto no Paquistão, o Exército dos Estados Unidos ordenou a destruição de todas as fotos do cadáver do terrorista, segundo reportagem da rede de televisão CNN.    

De acordo com a emissora, o então chefe das forças especiais, William McRaven, enviou um e-mail para seus subordinados dizendo que "todas as fotos deveriam ser entregues à CIA ou destruídas imediatamente". 

"Um item que eu gostaria de enfatizar são as fotos, particularmente os documentos eletrônicos. Neste ponto, todas as fotos devem ser entregues para a CIA. Se você ainda estiver de posse de imagens, destrua todas imediatamente ou as entregue", disse o militar, em sua mensagem eletrônica. O conteúdo do e-mail foi obtido pelo grupo de ativistas "Judicial Watch", que por muito tempo pediu uma cópia das fotografias para publicação. O grupo se baseou na lei de acesso à informação e exigia que o Washington liberasse as imagens. O pedido foi apresentado dias antes da ordem de McRaven.    

Bin Laden foi morto dm maio de 2011, em Abbottabad, no Paquistão. As autoridades norte-americanas, porém, preferiram não divulgar imagens da operação e jogar o cadáver em alto mar. Washington alegou que as fotos ou qualquer informação sobre a morte de Bin Laden colocariam em risco a segurança nacional, uma vez que membros da Al-Qaeda poderiam tentar se vingar.

Tags: americano, exército, fotografias, Laden, terrorista

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.