Jornal do Brasil

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

Internacional

Náufrago volta para casa depois de mais de ano no mar

Agência Brasil

O náufrago salvadorenho José Salvador Alvarenga, que diz ter sobrevivido mais de um ano à deriva no Oceano Pacífico, regressou hoje (12) ao seu país depois de ter sido resgatado nas Ilhas Marshall.

Alvarenga, de 37 anos, chegou ao Aeroporto Internacional de El Salvador em um voo comercial procedente de Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele foi recebido por parentes, pelo chanceler de El Salvador, Jaime Miranda, e pela vice-ministra de Saúde, Violeta Menjívar.

Alvarenga partiu na segunda-feira (10) das Ilhas Marshall até Honolulu, no Havaí, de onde viajou para Los Angeles e finalmente para El Salvador.

O pescador, conhecido por La Cancha (gordo, em tradução livre), partiu para o mar no México com comida e bebida apenas para um dia, em dezembro de 2012, na companhia de um outro jovem que acabou morrendo quando estavam perdidos. Na pequena embarcação, de 7 metros, Alvarenga percorreu 12,5 mil quilômetros do México até as Ilhas Marshall.

Pescadores de Chiapas, no México, disseram que Alvarenga foi visto pela última vez na cidade de Chocohuital, antes de partir para o mar, e que planejava regressar a terra no dia seguinte. De acordo com a Proteção Civil de Chiapas, as autoridades fizeram buscas com aviões e navios para tentar encontrar o pescador Alvarenga e o jovem que o acompanhava, identificado como Ezequiel Cordoba Barradas.

O pescador foi encontrado no início do mês em um remoto atol de coral. Ele disse à imprensa internacional que pensou em suicídio, mas resistiu ao sonhar com a sua comida favorita, tortilhas, e com o reencontro com a família. Alvarenga disse ainda que o jovem, entre 15 e 18 anos, morreu de fome por não conseguir se alimentar de uma dieta à base de carne de gaivotas, sangue de tartaruga e água da chuva.

Tags: alvarenga, náufrago, resgate, retorno, salvadorenho

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.