Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Internacional

Coreias do Sul e do Norte fazem primeira reunião de alto nível desde 2007

Agência Brasil

As delegações da Coreia do Sul e da Coreia do Norte iniciaram hoje (12) as primeiras conversações de alto nível desde 2007. Os temas abordados no encontro, na cidade fronteiriça de Panmunjom, não foram revelados, mas incluem assuntos como a retomada do programa das reuniões das famílias separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953), informou o Ministério da Unificação sul-coreano.

Esta é a primeira reunião de alto nível entre os representantes das Coreias do Norte e do Sul desde 2007. O encontro ocorre na véspera da chegada a Seul do secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry.

A delegação da Coreia do Sul é liderada pelo mais alto responsável pelo Conselho de Segurança Nacional, Kim Kyou-Hyun, Para quem a missão de Seul é garantir que a reunião de famílias separadas pela guerra ocorra. As reuniões familiares previstas para setembro de 2013 tinham sido suspensas por Pyongyang.

A Coreia do Norte deverá pedir novamente a suspensão dos exercícios militares conjuntos realizados anualmente por Seul e Washington e que este ano devem começar em 24 de fevereiro.

Kim Kyou-Hyun disse que inicia as discussões "com espírito aberto, a fim de estudar as hipóteses de abrir um novo capítulo na Península Coreana". Ele não confirmou se o programa nuclear norte-coreano seria abordado durante as discussões.

De acordo com Seul, a reunião foi proposta por Pyongyang, cuja delegação foi liderada por Ton-Yong Wong, vice-presidente da organização que se ocupa das relações entre as duas Coreias.

A reunião ocorre no lado sul-coreano da vila fronteiriça, que sediou a assinatura do armistício da Guerra da Coreia.

Tags: ÁSIA, Coreia, diálogo, fronteira, Norte, Sul

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.