Jornal do Brasil

Terça-feira, 29 de Julho de 2014

Internacional

China e Taiwan estabelecem mecanismo de ligação entre governos

Agência Brasil

China e Taiwan concordaram em estabelecer um mecanismo regular de ligação entre os governos, abrindo "uma nova era" nas conturbadas relações bilaterais, disse hoje (12) a imprensa oficial chinesa.

O histórico acordo foi alcançado ontem (11) na cidade de Nanjing, antiga capital da China na época em que o Partido Comunista tomou o poder no continente chinês, e o governo – dirigido pelo Partido Nacionalista – refugiou-se na Ilha de Taiwan, em 1949.

Wang Yu-chi, ministro que chefia o gabinete encarregado das relações com o continente chinês, foi o primeiro governante de Taiwan recebido na República Popular da China desde o final da guerra civil chinesa, há mais de 60 anos. Seu colega de Pequim, o diretor do gabinete do Conselho de Estado para os Assuntos de Taiwan, Zhang Zhijun, visitará em breve a ilha taiwanesa.

Taiwan, que continua a ostentar o nome de República da China (sem o adjetivo Popular), é vista por Pequim como uma província da China e não uma entidade política soberana. O Partido Comunista chinês defende a "reunificação pacífica" com Taiwan, segundo a mesma fórmula adotada para Hong Kong e Macau, mas ameaça "usar a força" se a ilha declarar a independência.

Tags: ÁSIA, bilateral, cHINA, diálogo, Governo, relação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.