Jornal do Brasil

Sábado, 19 de Abril de 2014

Internacional

Kerry visitará China nesta semana em meio a tensão

Agência ANSA

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, irá realizar uma visita na próxima sexta-feira à China, onde permanece até sábado, informou a Chancelaria local. A visita será realizada em um momento delicado nas relações entre a China e os EUA. O governo de Pequim passou a exigir recentemente a identificação prévia de aeronaves que voam sobre a região do Mar da China Oriental, o que causou protestos entre os países vizinhos. 

A zona inclui as ilhas Senkaku (Diaoyu em chinês), que são alvo de disputa entre Japão, China e Taiwan, além de uma ilha rochosa cuja soberania é reivindicada pela Coreia do Sul. 

Na semana passada, o subsecretário de Estado responsável pelo Leste Asiático, Danny Russell, disse que o comportamento de Pequim no Mar da China Oriental causou "grave preocupação", porque "reflete um maior esforço por parte da China para afirmar seu controle a área". Ainda de acordo com ele, isso criou um ambiente de "incerteza, insegurança e instabilidade na região".    

A resposta veio do porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, em Pequim, Hong Lei, segundo o qual, Washington faz aumentar a "crescente tensão", ao invés de agir de forma" racional". Kerry partirá para a Ásia na quinta-feira e, além da China, vai visitar Coreia do Sul, Indonésia e Emirados Árabes Unidos.

Tags: americano, cHINA, estado, secretário, viagem

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.