Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

Internacional

Coreia do Sul e EUA vão iniciar manobras militares conjuntas

Agência Brasil

Seul e Washington anunciaram hoje (10) que as duas maiores manobras militares conjuntas anuais começam no próximo dia 24, o que poderá colocar em perigo a realização do encontro de famílias separadas entre as duas Coreias, programado para esses dias.

Os exercícios militares Key Resolve vão terminar em 6 de março e os Foal Eagle começam no mesmo dia, estendendo-se por quase dois meses até 18 de abril, informou o Comando das Forças Conjuntas (CFC) da Coreia do Sul e dos Estados Unidos em comunicado.

As manobras são executadas em território da Coreia do Sul (em terra, mar e ar) e estarão orientadas para coordenar a defesa dos aliados perante um hipotético conflito com a vizinha Coreia do Norte.

As Forças Conjuntas asseguraram ter informado à Coreia do Norte que os exercícios militares são de caráter defensivo e "não provocador", depois de Pyongyang ter exigido nas últimas semanas o cancelamento das manobras, que considera um teste de agressão.

Teme-se que o regime de Kim Jong-un reaja com duras críticas ao anúncio das manobras e que cancele o próximo encontro de famílias separadas das duas Coreias, programado para o período de 20 a 25 deste mês.

Os Estados Unidos têm 28.500 militares na Coreia do Sul e comprometeram-se a defender o seu aliado desde a Guerra da Coreia (1950-1953), que terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo.

Tags: Coreia, Estados Unidos, exercício, manobra, MILITAR

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.