Jornal do Brasil

Terça-feira, 23 de Setembro de 2014

Internacional

Presidente da Fretilin vai preparar presidência timorense da CPLP

Agência Brasil

O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje (5), em nota, que o presidente da Frente Revolucionária do Timor Leste Independente (Fretilin), Francisco Guterres Lu Olo, vai chefiar a Comissão de Preparação da Presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A nomeação de Lu Olo para chefiar a comissão "tem a ver com a tradição de tratar bem a oposição e quem ganha é o interesse público", disse o chefe da diplomacia timorense, José Luís Guterres.

O primeiro-ministro do Timor Leste, Xanana Gusmão, já havia anunciado que Lu Olo, antigo presidente do Parlamento timorense, iria assumir a função.

A Comissão de Preparação da Presidência Timorense da CPLP ainda não iniciou os trabalhos, o que "deverá ocorrer em breve".

No comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros informou também que o Brasil nomeou o diplomata Eduardo Carvalho para ajudar o Timor Leste a preparar o exercício da presidência da CPLP, principalmente nas questões protocolares.

Para o chefe da diplomacia timorense, a questão do protocolo é uma prioridade. "As questões políticas são uma continuidade do processo, mas se houver falhas na logística, falhou tudo", destaca no comunicado.

Sobre a presidência timorense da CPLP, o chefe da diplomacia do Timor Leste reiterou que vai explorar mais a "vertente econômica, principalmente no setor privado".

O Timor Leste vai assumir pela primeira vez a presidência da CPLP durante a Cúpula de chefes de Estado e de Governo que será realizada em julho, em Díli.

Tags: cplp, frente, leste, revolucionária, timor

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.