Jornal do Brasil

Quarta-feira, 30 de Julho de 2014

Internacional

Papa Francisco pede simplicidade em mensagem de Quaresma

Agência Brasil

O papa Francisco pediu hoje (4) simplicidade em sua mensagem para a Quaresma, os quarenta dias que antecedem a Páscoa. Para ele, o poder, o luxo e o dinheiro impedem a distribuição justa das riquezas. No texto do papa, divulgado pelo Vaticano, o principal tema é a pobreza material.

"Quando o poder, o luxo e o dinheiro se convertem em ídolos, antepõem-se à exigência de uma distribuição justa das riquezas. Portanto, é necessário que as consciências se convertam à justiça, à igualdade, à simplicidade e a compartilhar”, disse o papa.

Francisco expressou preocupação em relação ao que  chamou de miséria moral, que “consiste em se converter em escravos do vício e do pecado", entre eles,  do álcool, das drogas, do jogo e da pornografia. Para o papa,  muitas pessoas são obrigadas a viver em miséria por condições sociais injustas e falta de trabalho, que as priva da dignidade por falta de igualdade e respeito pelos direitos a educação e a saúde.

De acordo com o pontífice, a Quaresma é o período adequado para que as pessoas ponderem a privação com o objetivo de enriquecer os outros com a própria pobreza. "Desconfio da esmola que não custa e não dói.”

Tags: católico, Francisco, igreja, papa, pontífice

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.