Jornal do Brasil

Sábado, 29 de Novembro de 2014

Internacional

Governo brasileiro recebe explicações sobre espionagem dos EUA

Jornal do Brasil

Após encontro com a conselheira da Casa Branca para a Segurança Nacional, Susan Rice,  para discutir a espionagem dos serviços secretos americanos, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, não quis entrar em detalhes sobre o conteúdo da reunião. Disse apenas que o encontro se inseriu no "processo de esclarecimento" que ambos os lados têm conduzido desde as revelações de que a presidente Dilma Rousseff foi um dos alvos das agências.

"Não posso falar sobre o conteúdo do que foi conversado. Isso faz parte de um processo. As explicações serão analisadas pelo governo brasileiro e a presidenta Dilma vai decidir sobre os próximos passos", afirmou o ministro.

O governo americano convidou o ministro para ir a Washington com o objetivo de atualizar o governo brasileiro sobre as medidas que podem contribuir para normalizar as relações após os escândalos de espionagem.

Entre elas está a inclusão de cidadãos estrangeiros no mesmo sistema de proteção legal em termos de privacidade de que gozam os cidadãos americanos, e a submissão do monitoramento de alvos politicamente sensíveis - como chefes de Estado estrangeiros - a revisões periódicas mais rigorosas.

Figueiredo não disse se estas medidas satisfariam a presidente Dilma Rousseff, que cancelou uma visita de Estado marcada para outubro do ano passado por conta do escândalo.

Tags: . obama, cia, espião, EUA, nsa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.