Jornal do Brasil

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014

Internacional

Ban Ki-moon destaca combate à desigualdade na América Latina e Caribe

Agência Brasil

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, ressaltou hoje a unidade e o compromisso assumido pelos 33 países integrantes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) para a solução de problemas sociais na região e os avanços na proteção aos direitos humanos.

Ban Ki-moon participa da 2ª Cúpula do bloco, em Havana, capital cubana. Em discurso no primeiro dia do evento, ele disse que os países da região estão sendo fortalecidos com essa iniciativa de integração e elogiou as mudanças sociais positivas no âmbito da comunidade.

“Nos últimos 20 anos, a pobreza extrema foi reduzida à metade na América Latina e no Caribe, e muitas das convenções de direitos humanos foram inspiradas na experiência da região”, declarou.

O secretário acrescentou que a América Latina e o Caribe podem dar “exemplo” ao mundo para vencer obstáculos e continuar a reduzir as desigualdades.

Além disso, Ban Ki-moon parabenizou os países pela iniciativa de manter uma zona livre de armas nucleares e disse que o esforço da região para combater a violência é perceptível.

O secretário-geral da ONU lembrou a atuação das nações do Sul contra o tráfico de drogas e pediu o apoio do bloco para tratar do tema das drogas na próxima assembleia mundial da organização.

Tags: ban, caribe, Cuba, Nações, onu, Unidas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.