Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Internacional

Em Cuba, Dilma se reúne com Fidel Castro

Agência ANSA

(ANSA) - A presidente Dilma Rousseff se reuniu ontem (27) com o ex-líder cubano Fidel Castro, com quem conversou sobre as obras no porto de Mariel e a Zona Especial de Desenvolvimento, informou o jornal local "Cubadebate". De acordo com a publicação, a mandatária também agradeceu ao governo da ilha pela parceria no programa "Mais Médicos", o qual contrata profissionais estrangeiros para suprir demandas em hospitais de zonas remotas do Brasil. Segundo o "Cubadebate", o encontro fraternal "foi uma expressão do afeto e da admiração entre Fidel e Dilma". O jornal divulgou fotos dos dois, nas quais o ex-presidente cubano aparece de jaqueta esportiva. Dilma está em Cuba para participar da II Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que começa hoje.

    Ontem, ao lado do presidente cubano, Raúl Castro, a brasileira inaugurou a primeira etapa do porto de Mariel, cujas obras de modernização foram executadas pela Odebrecht e parcialmente financiadas pelo BNDES.

    O porto é visto como estratégico pelas autoridades cubanas, pois dará uma moderna saída marítima e abrirá local para indústrias estrangeiras, entre elas brasileiras.

    Fidel, aos 87 anos, não aparecia em pública há quase nove meses até o dia 8 de janeiro, quando o líder da Revolução Cubana compareceu à inauguração de uma galeria de arte. Com problemas de saúde, ele se afastou do poder em 2006 e, dois anos depois, renunciou à Presidência. Fidel também almoçou com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e se reuniu com a primeira-ministra da Jamaica, Portia Simpson-Miller, que estão no país. (ANSA)

Tags: brasil, castro, Cuba, dilma, presidente, visita

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.