Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Internacional

'Internet favorece união entre as pessoas', diz Papa

Agência ANSA

O papa Francisco afirmou que a comunicação aproxima as pessoas e que a Internet pode oferecer diversas possibilidades de encontro e solidariedade entre os seres humanos, em uma mensagem pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais. "A Internet pode oferecer mais possibilidades de encontro e de solidariedade a todos, e isso é uma coisa boa, um dom de Deus", disse Francisco no texto apresentado hoje pelo Vaticano. Segundo o Papa, "os meios de comunicação podem ajudar as pessoas a se sentirem mais próximas uma das outras". No entanto, o Pontífice destacou que é preciso ter mais "calma e paciência" nas relações sociais, principalmente na Internet.

    "Devemos recuperar um certo senso de lentidão e calma. Isso requer tempo e capacidade de ficar em silêncio para escutar.

    Também temos necessidade de sermos mais pacientes", escreveu o Papa. Francisco alertou também para riscos de veículos de comunicação que induzem ao consumo e que manipulam as pessoas. "Quando isso ocorre, ficamos diante de uma violenta agressão". "O mundo dos veículos de comunicação não pode se alienar da cura pela humanidade, sendo convidado a sempre expressar ternura", observou. "A neutralidade da mídia é só aparente. Apenas quem comunica colocando si mesmo em jogo pode representar um ponto de referência", disse. O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do gênero estabelecida pelo Concílio Vaticano II, é comemorado sempre no domingo que antecede o Pentecostes. Neste ano, a data cairá em 1 de junho.

    A mensagem do Papa, porém, foi divulgada hoje por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, celebrada todo 24 de janeiro. (ANSA)

Tags: Francisco, papa, tecnologia, vaticano, web

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.