Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

Internacional

União Europeia suspende sanções contra Teerã

Agência ANSA

Os ministros das Relações Exteriores dos países da União Europeia (UE) aprovaram nesta segunda-feira (20) a revogação de algumas sanções contra o Irã, segundo o que foi previsto no acordo das potências mundiais com o país sobre o seu programa nuclear.    

A suspensão vai vigorar pelos próximos seis meses, mas pode ser prolongada por meio de consenso entre o governo iraniano e o grupo do 5+1, que inclui Estados Unidos, França, China, Rússia, Reino Unido e Alemanha, além da UE.    

As sanções derrubadas proibiam a importação, compra e transporte de produtos petroquímicos iranianos. Além disso, o limite máximo de transações financeiras com empresas do Irã subiu de US$ 40 mil para US$ 400 mil e foi revogado o veto ao comércio de ouro e metais preciosos com Teerã e o Banco Central do país.    

Já o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, mostrou-se disposto a rever as sanções impostas pelos EUA e expressou sua satisfação com a suspensão das atividades de enriquecimento de urânio pela nação persa. Segundo o seu porta-voz, Jen Psaki, o Irã começou a tomar "medidas concretas e verificáveis" para responder às preocupações da comunidade internacional sobre o seu programa nuclear.

Tags: comércio, europeia, iranianos, punição, união

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.