Jornal do Brasil

Sábado, 19 de Abril de 2014

Internacional

União Europeia suspende sanções contra Teerã

Agência ANSA

Os ministros das Relações Exteriores dos países da União Europeia (UE) aprovaram nesta segunda-feira (20) a revogação de algumas sanções contra o Irã, segundo o que foi previsto no acordo das potências mundiais com o país sobre o seu programa nuclear.    

A suspensão vai vigorar pelos próximos seis meses, mas pode ser prolongada por meio de consenso entre o governo iraniano e o grupo do 5+1, que inclui Estados Unidos, França, China, Rússia, Reino Unido e Alemanha, além da UE.    

As sanções derrubadas proibiam a importação, compra e transporte de produtos petroquímicos iranianos. Além disso, o limite máximo de transações financeiras com empresas do Irã subiu de US$ 40 mil para US$ 400 mil e foi revogado o veto ao comércio de ouro e metais preciosos com Teerã e o Banco Central do país.    

Já o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, mostrou-se disposto a rever as sanções impostas pelos EUA e expressou sua satisfação com a suspensão das atividades de enriquecimento de urânio pela nação persa. Segundo o seu porta-voz, Jen Psaki, o Irã começou a tomar "medidas concretas e verificáveis" para responder às preocupações da comunidade internacional sobre o seu programa nuclear.

Tags: comércio, europeia, iranianos, punição, união

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.