Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Outubro de 2014

Internacional

Irã não aceitará exigências para participar de Genebra 2

Agência ANSA

O Irã participará da reunião de paz sobre a Síria que acontece na quarta-feira na Suíça, mas não aceitará pré-requisitos e imposições, informou a imprensa local.

De acordo com a emissora Press TV, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Segurança Nacional do Parlamento iraniano, Alaeddin Boroujerdi, confirmou a presença de Teerã no encontro internacional, mas disse que o governo não aceitará pré-condições.

Os Estados Unidos e alguns países europeus exigem que o Irã reconheça a plataforma usada na primeira conferência de paz em Genebra e aceite a formação de um governo de transição na Síria como condições para participar da reunião.

Nesta segunda-feira, o secretário-geral das nações Unidas, Ban ki-moon, anunciou que convidou o Irã para a conferência. "Como já comentei em ocasiões passadas, acredito que o Irã deve participar da reunião para colocar fim ao conflito sírio", disse Ban.

O Irã é visto como um fiel aliado do regime sírio, conduzido pelo presidente Bashar al-Assad. A participação de Teerã é criticada pelos rebeldes e opositores ao regime, que ameaçam abandonar a conferência de paz caso o Irã participe. 

Tags: ban, iranianos, negociações, PAZ, secretário

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.