Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

Internacional

Papa Francisco é convidado oficialmente para Expo 2015

Agência ANSA

Nesta sexta-feira (17), o Papa Francisco foi formalmente convidado para participar da Expo 2015 em Milão por uma delegação de executivos da feira mundial.    

O tema do evento, "Alimentando o planeta, energia para a vida", vai ao encontro das preocupações do Pontífice com a fome no planeta e a diminuição do desperdício.    

O arcebispo de Milão, Angelo Scola, afirmou que Francisco ficou "positivamente impressionado" com as oportunidades de cooperação internacional e geração de empregos para jovens por meio da Expo. "O Papa nos pediu para seguir em frente", acrescentou o cardeal, que ao lado do Pontífice reuniu-se com o comissário-geral do evento, Giuseppe Sala, e a presidente da exposição, Diana Bracco. O encontro ainda incluiu outros membros do clero, assim como aqueles que trabalham no pavilhão do Vaticano para a feira, que acontece entre 1º de maio e 31 de outubro de 2015.    

Os temas que a Expo pretende ressaltar por meio das 141 nações e entidades que já confirmaram sua participação incluem a produção de alimentos e a sustentabilidade no século XXI. Países de todo mundo vão criar exibições para os seus pavilhões, demonstrando como a ciência e a tecnologia podem ser aplicadas para melhorar e aumentar o fornecimento de alimentos no planeta.    

Estes assuntos, assim como a responsabilidade pessoal dos indivíduos, se aproximam dos discursos de Francisco, que já lançou diversas mensagens sobre a importância de acabar com a fome no mundo, diminuir o desperdício, melhorar a nutrição e a distribuição de comida. No mês passado, em um vídeo para uma campanha da Caritas Internationalis, o Pontífice afirmou que o mundo produz alimentos para todos, e que portanto não há justificativa para que a fome continue a existir.    

"O mundo não pode virar as costas para o escândalo de quase um bilhão de pessoas passando fome. Nós não podemos olhar para o outro lado e fingir que ela não existe. Eu convido vocês a abrir um espaço em seus corações para essa necessidade urgente, respeitando o direito concedido por Deus de todos terem acesso a alimentos adequados", declarou o Papa.    

E no Dia Mundial da Alimentação, em outubro passado, Francisco condenou a fome e a subnutrição ao redor do planeta, assim como o "chocante" desperdício e a indiferença. Em uma mensagem enviada para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Pontífice disse que aproximadamente um terço da produção mundial de comida é jogada fora, acrescentando que "é preciso mudar nosso estilo de vida e nossos hábitos alimentares". "Esse desperdício de comida é um dos resultados da nossa cultura descartável. A globalização da indiferença está aos poucos fazendo com que nos acostumemos com o sofrimento alheio", afirmou na época. 

Segundo Angelo Scola, a Expo pode ser "uma oportunidade extraordinária", desde que organizadores e participantes não foquem apenas nos "aspectos materiais" da feira. "Nós cristãos temos uma importante tarefa", acrescentou o arcebispo de Milão, citado pela Rádio Vaticana. Francisco também se interessou pelos planos dos organizadores do evento, que esperam criar pelo menos 800 postos de trabalho para jovens, por meio de contratos que vão de seis meses a um ano.    

Cerca de 340 aprendizes com menos de 29 anos já foram contratados e outros 300 podem começar neste ano.    

Além disso, aproximadamente 200 trainees, distribuídos por 17 áreas vocacionais, vão trabalhar em troca de compensações por suas despesas e refeições diárias. Ao menos 20 milhões de visitantes são esperados para a Expo 2015, cuja preparação ocorre a todo vapor em um terreno de 1,1 milhão de m². 

Tags: . convite, exposição, itália, milão, papa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.