Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Internacional

China: incêndio de quase 10 horas atinge cidade tibetana milenar

Portal Terra

Um incêndio de quase 10 horas atingiu neste sábado (11/01) uma cidade tibetana milenar, bastante popular entre turistas, na província de Yunnan, no sudoeste da China. Até o momento não há relatos de vítimas, de acordo com informações da agência AP.

O fogo na cidade de Dukezong começou por volta de 1h30, segundo as autoridades. Mais de 2 mil pessoas, entre bombeiros, policiais, autoridades locais e voluntários foram acionados para conter as chamas, que só foram controlada depois das 11h.

A agência estatal Xinhua informou que mais de 100 casas foram destruídas. Como a maior parte das construções são feitas de madeira, e aliado ao tempo seco e o vento, o incêndio se propagou rapidamente. Muitos moradores precisaram ser evacuados. Ainda não há informações sobre o que originou o fogo.

Dukezong, literalmente "a cidade da lua" no idioma tibetano e construída há 1.300 anos, foi uma importante parada da Rota da Seda pelo sul, também conhecida como a "rota antiga do chá e do cavalo".

Atualmente é um dos enclaves mais importantes no condado de Shangri-la, com algumas das mais antigas casas tibetanas ainda de pé.

Por ser fronteiriça com o Tibete, esta parte da província de Yunnan tem forte presença da história e cultura tibetanas. A maioria de seus habitantes são dessa etnia, apesar de também haver chineses de etnia Lisu, Yi e Naxi.

*Com informações da EFE e Reuters

Tags: ÁSIA, cHINA, Incêndio, milenar, tibetana

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.