Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Internacional

Japão atinge recorde de 11,25 milhões de visitantes estrangeiros em 2013

Agência Brasil

O Japão registrou número recorde de visitantes estrangeiros em 2013, com 11,25 milhões de turistas, 2,08 milhões a mais do que no ano anterior, segundo dados publicados hoje (9) pelo Departamento de Imigração japonês. É a primeira vez que o país asiático supera os 10 milhões de visitas em um ano.

Segundo os dados oficiais, o aumento deve-se principalmente à forte queda do iene, que aumentou o poder de compra dos visitantes estrangeiros no Japão, e à flexibilização dos requisitos para a obtenção de vistos turísticos por cidadãos do Sudeste Asiático.

Os sul-coreanos foram os estrangeiros que mais viajaram para o Japão em 2013, com 2,3 milhões de visitantes, seguidos pelos taiwaneses (2,16 milhões) e os chineses (980 mil).

O número de visitantes da China foi recuperado gradualmente desde que, em setembro de 2012, a aquisição pelo governo nipônico das Ilhas Senkaku/Diaoyu - cuja soberania é reclamada por Pequim - afetou as relações entre os dois países e o turismo.

Em 2010, o Japão registrou 9,44 milhões de visitantes estrangeiros, número que viria a sofrer forte quebra – para 6,8 milhões de pessoas – em 2011 devido ao terremoto e tsunami de 11 de março, no Nordeste do país, que provocou a crise nuclear de Fukushima.

O volume de visitantes começou, contudo, em 2012 uma recuperação das visitas até 8,4 milhões de pessoas.

Tags: internacional, japoneses, recorde, turismo, visitas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.