Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

Internacional

Navio de turismo fica preso por gelo durante passeio na Antártida

Portal Terra

Um quebra-gelo foi acionado nesta quarta-feira (25/12) para resgatar um navio turístico que ficou preso pelo gelo na Commonwealth Bay, uma baía na Antártida. A embarcação MV Akademic Shokalskiy, que recria a expedição do australiano Sir Douglas Mawson, feita há cem anos na região, precisou da ajuda do quebra-gelo Aurora Australis para conseguir deixar a área. Com 74 passageiros a bordo, o navio russo corria risco de ser atingido por um iceberg.

O centro de resgate especializado em Canberra, na Austrália, enviou ainda outros dois navios para ajudar no resgate. O quebra-gelo estava ancorado em uma estação nos arredores da região depois de transportar toneladas de cargas e combustível para o ano que vem, e cinco horas depois de receber o pedido de ajuda o Aurora Australis estava embarcando os novos passageiros. As informações são do site australiano Sydney Morning Herald.

O turismo no continente gelado conta sempre com um problema, segundo os resgatados: o "fator A", em que raramente algo na Antártida ocorre como planejado. A bordo do Akademic Shokalskiy estão cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul, uma jornalista do The Guardian e dezenas de turistas que pagaram para recriar a expedição de Mawson.

Tags: 2013, acidente, ártico, cruzeiro, gelo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.