ASSINE
search button

Francisco reza primeira missa de Natal de seu pontificado

O papa também inaugurou o presépio da praça de São Pedro

Compartilhar

O primeiro Natal do Papa Francisco foi marcado pela inauguração do tradicional presépio da Praça São Pedro, no Vaticano, que foi um presente da diocese de Nápoles. A cerimônia aconteceu na tarde desta terça-feira (24/12), com a presença do presidente do Governo da Cidade do Vaticano, cardeal Giuseppe Bertello, além de representantes do município de Nápoles. Como acontece em todos os anos, a partir das 21h30 (hora de Roma) será realizada a Missa do Galo, que abre o calendário litúrgico do Natal. Os cardeais, bispos e sacerdotes poderão participar da celebração ao lado do Pontífice. A tradicional Missa será precedida pelo rito da Kalenda, canto da antiguidade cristã que anuncia solenemente o nascimento de Jesus.

O clima de emoção do Natal tomou conta da Praça São Pedro, com a performance da banda vaticana, que se apresentou durante a inauguração do presépio. A obra foi uma criação do artista napolitano Antonio Cantone, com figuras que chegam até dois metros de altura, feitas em terracota. O cardeal Giuseppe Bertello lembrou que é uma tradição para os romanos e para os peregrinos o momento de celebração natalina no Vaticano, considerando a celebração como um "momento de alegria e esperança". 

Este ano, o presépio foi montado junto ao obelisco da praça e tem como tema "Francisco 1223-Francisco 2013". A frase é uma referência à São Francisco de Assis, santo que inspirou o Papa na escolha do nome para o seu pontificado e também foi o primeiro a montar um presépio. O cardeal Angelo Comastri, num ato simbólico, acendeu a "luz da paz" em nome do Papa Francisco. 

Na Missa do Galo, um dos momentos que promete despertar maior emoção será quando o Papa Francisco será homenageado por 10 crianças representando os cinco continentes, que vão colocar flores para o Menino Jesus. Antes da Missa, está prevista uma celebração, quando o Papa acenderá o Círio da Paz, da janela de seu escritório, no Palácio Apostólico.