Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Internacional

Francisco visita Bento XVI para desejar feliz Natal

Encontro entre o Pontífice e o Papa Emérito não estava previsto

Agência ANSA

O papa Francisco visitou na tarde desta segunda-feira (23) o papa emérito Bento XVI para desejar-lhe um feliz Natal. O encontro entre o Pontífice e o Papa Emérito não estava previsto. A informação é da assessoria de imprensa do Vaticano. 

Joseph Ratzinger recebeu o Pontífice na porta do monastério Mater Ecclesiae, local onde ele reside atualmente. Após rezarem juntos na capela do local, os dois tiveram uma reunião privada de aproximadamente meia hora. O encontro aconteceu às 17h (14h no horário de Brasília) e durou até as 17h45. 

Em seu primeiro ano como líder da Igreja Católica, Francisco celebrará na véspera de Natal uma missa às 21h30 (18h30 em Brasília), e no dia 25 fará por volta das 12h, no horário local, a tradicional benção Urbi et Orbi ("À cidade de Roma e ao mundo"), direto da bancada da Praça São Pedro.

No domingo (22/12), o papa Francisco apelou às autoridades políticas e aos serviços sociais do mundo inteiro para que façam “todo o possível para que todas as famílias possam ter uma casa". 

Da janela do apartamento, para milhares de fiéis reunidos para a Oração do Angelus, na Praça de São Pedro, o papa argentino disse: “Vejo lá em baixo, escrito em letra grande [numa faixa] 'Os pobres não podem esperar'. É lindo isso!", disse Francisco, que foi em seguida muito aplaudido.

"Há tantas famílias sem casa, seja porque nunca tiveram ou porque perderam por tantas razões diferentes. Famílias e casas andam de mãos dadas. É muito difícil de conduzir uma família para a frente sem ter uma casa", disse o pontífice.

Francisco convidou "todas as pessoas, serviços sociais e autoridades a fazerem tudo ao seu alcance para garantir que todas as famílias tenham uma casa".

O papa dirigiu-se, por fim, às dezenas de manifestantes que se reuniram contra a austeridade na Praça de São Pedro, apelando para que recusem o confronto. As forças policiais italianas tinham reforçado a segurança em torno do Vaticano, como medida de precaução.

No fim da sua curta aparição, o papa desejou a todos "um Natal de esperança, de justiça e de fraternidade”

Tags: bento, Francisco, Natal, papa, visita

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.