Jornal do Brasil

Sexta-feira, 18 de Abril de 2014

Internacional

Estados Unidos estudam conceder anistia a Snowden

Agência ANSA

O governo de Obama está pensando seriamente em oferecer ao ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden, uma anistia.

    Para que seja concedida, Snowden precisaria estar disposto a entregar todos os documentos que foram pegos da NSA e que constam em seu processo e aqueles que ainda não foram divulgados ao público. As declarações foram feitas pelo responsável da força-tarefa na NSA que se ocupa do caso, Rick Ledgett, durante entrevista ao programa de televisão "60 minutes". "Vale a pena discutir este tipo de solução", explicou Ledgett, sublinhando que nem toda a agência esteja de acordo com a hipótese de anistia. De acordo com especialistas, esta solução pode ser muito difícil de ser colocada em prática, já que os arquivos podem estar fora do país. Recentemente, o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, que atualmente reside fora dos Estados Unidos, declarou que possuí alguns dos arquivos de Snowden em seu poder.

    De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, é praticamente impossível saber quantos arquivos foram roubados por Snowden e que a inteligência norte-americana pode nunca ter esta informação. (ANSA)

Tags: documentos, espionagem, EUA, nsa, vazamento

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.