Jornal do Brasil

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014

Internacional

Cerca de 200 mil manifestantes da oposição protestam na Ucrânia

Agência Brasil

Brasília – Cerca de 200 mil ucranianos estão concentrados hoje (15) na Praça da Independência, em Kiev, capital da Ucrânia, em resposta ao apelo da oposição para uma manifestação contra o presidente Viktor Yanukovich e a sua decisão de privilegiar uma aproximação com a Rússia em detrimento da integração europeia. Com bandeiras e cachecóis com as cores da Ucrânia e da União Europeia, os manifestantes começaram a concentração desde cedo, apesar da baixa temperatura.

Esta é a terceira manifestação depois de nos dois últimos domingos centenas de milhares de ucranianos terem se reunido para protestar contra a recusa do presidente em assinar um acordo comercial com a União Europeia e as suas tentativas de reaproximação com a Rússia. A oposição ucraniana vem organizando manifestações desde o final de novembro.

Os manifestantes têm pedido a demissão de Yanukovich e derrubaram a estátua de Vladimir Lenin, o líder da Revolução Russa de 1917, em protesto no último domingo (8). De acordo com um porta-voz da polícia ucraniana, a estátua de Lenin foi derrubada por manifestantes com o rosto coberto, que empunhavam bandeiras do Partido Ultranacionalista Svoboda (Liberdade).

Tags: crise, poder, política, UCRÂNIA, violência

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.