Jornal do Brasil

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014

Internacional

Teerã anuncia detenção de suposto espião britânico do MI6

Agência Brasil

Teerã - Um "espião que trabalhava para o MI6", serviços secretos externos britânico, foi detido na província de Kerman, no Sudeste do Irã, informou hoje (14) a agência de notícias oficial iraniana Irna.

"Graças aos esforços das forças de segurança iranianas, um espião que trabalhava para o MI6 foi detido, depois de meses de complexas atividades secretas", declarou Dadkhoda Salari, presidente do Tribunal Revolucionário da província de Kerman, à Irna. O fato ocorre no momento em que o Irã e o Reino Unido tentam restabelecer as relações diplomáticas, rompidas em 2011.

O acusado teria se reunido, dentro e fora do Irã, com quatro membros dos serviços secretos britânicos, aos quais entregou informações e recebeu "planos contra a República Islâmica" em cada um dos encontros, assegurou o presidente do tribunal.

"Com instruções e treinos dos agentes secretos [britânicos] o espião recompilou e transferiu informações", acrescentou Salari. O alegado espião será julgado e, segundo Dadkhoda Salari, confessou todos delitos de que é acusado.

Tags: agência, espionagem, força, irã, prisão, segurança

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.