Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Internacional

Oposição se reúne com presidente ucraniano Viktor Ianukovich

Encontro tenta achar uma solução para a crise política do país

Agência ANSA

Com o objetivo de tentar encontrar uma solução para a crise política do país, o presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovich, se reúne nesta sexta-feira (13) com os líderes dos principais partidos opositores: Arseni Iatseniuk (Pátria, legenda da ex-premier Yulia Tymoshenko), Oleg Tiaghnibok (Liberdade) e o campeão mundial de boxe Vitali Klitschko (Aliança Democrática para a Reforma da Ucrânia).    

Até o momento, a oposição sempre tinha se negado a assumir compromissos com o governo, exigindo a demissão do chefe de Estado. Tymoshenko, condenada a sete anos de prisão em 2011 por abuso de poder, afirmou há alguns dias que "o povo ucraniano tem a necessidade urgente de tomar o poder nas suas mãos e não deve ter conversas corteses com um ditador".    

A decisão dos líderes foi tomada depois de Igor Zhdanov, presidente do centro de pesquisas Política Aberta, perguntar aos manifestantes que ocupam a Praça da Independência, em Kiev, se eles estavam de acordo sobre a participação dos líderes de oposição no encontro com Ianukovich. Ao que a multidão respondeu com um sonoro "sim". "Entregaremos ao presidente as suas exigências. Lutaremos pela nossa vitória", disse Iatseniuk.    

A Ucrânia tem sido palco de grandes protestos há cerca de três semanas por conta da recusa do governo em assinar um acordo de associação e livre comércio com a União Europeia.

Tags: . ruas, Atos, kiev, manifesatantes, mortes, protestos

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.