ASSINE
search button

Para FHC, Mandela foi figura única e quase um profeta

Compartilhar

Nelson Mandela morreu nesta quinta-feira aos 95 anos. Além de ser o símbolo da luta dos negros sul-africanos contra o apartheid e presidente de seu país, Mandela se tornou um ícone mundial e foi um dos responsáveis pela formação do grupo The Elders, que reúne ex-líderes mundiais e da qual faz parte o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso. Em entrevista ao Terra em setembro de 2012, FHC falou sobre sua relação com o sul-africano e sobre o legado dele para o mundo.

"Eu diria que o Mandela é único pela exemplaridade dele. Uma pessoa que levou 27 anos na cadeia, ao sair, em vez de transbordar de ódio contra os seus opressores, ele propôs a democracia, convivência pacífica, com o reconhecimento das culpas. Isso é uma coisa extraordinária", disse FHC.

"Não é fácil encontrar outro Nelson Mandela. Ele é um símbolo. Quando Nelson Mandela começa a falar, tudo se transforma, porque ele tem uma aura de grandeza tão grande, que é quase um profeta. E isso não se faz por decreto", afirmou o ex-presidente.