Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Internacional

Papa cria comissão para proteger vítimas de pedofilia

Agência ANSA

Seguindo uma sugestão do conselho de oito cardeais nomeado para analisar a reforma da cúria, o papa Francisco decidiu instituir uma comissão específica para aconselhá-lo sobre a proteção de menores vítimas de pedofilia.

    O anúncio foi feito pelo cardeal Sean Patrick O'Malley, arcebispo de Boston. A comissão terá o dever de informar a situação das crianças que sofreram abuso, sugerir medidas para serem adotadas e propor nomes de pessoas adequadas para a implantação sistemática destas novas iniciativas, incluindo laicos, religiosos e religiosas que tenham experiência em segurança infantil, saúde mental, no contato com as vítimas e na aplicação de leis que protejam os menores de idade.

    Segundo o cardeal O'Malley, ela ainda será responsável por desenvolver normas de proteção das crianças e prevenção de abusos sexuais, e programas de formação para quem tem contato com meninos e meninas. Além disso, a comissão vai instituir protocolos de segurança, códigos de conduta, o controle de antecedentes criminais e avaliações psiquiátricas para o ministério sacerdotal. De acordo com o arcebispo de Boston, ela também vai colaborar com as autoridades civis para a identificação de possíveis crimes.

    Em relação às vítimas e seus familiares, serão oferecidos assistência espiritual e serviços de saúde mental. Já os clérigos acusados de pedofilia passarão por um programa de supervisão e recuperação. A composição da comissão será anunciada pelo papa Francisco por meio de um documento específico. (ANSA)

Tags: abuso, combate, Francisco, religião, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.