Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Internacional

Papa recebe Netanyahu em encontro privado

Agência ANSA

O Papa Francisco se reuniu por cerca de 25 minutos nesta segunda-feira (2) com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Na semana passada, a rede norte-americana CNN havia divulgado que Francisco visitaria Israel entre os dias 25 e 26 de maio do ano que vem. Em maio de 2009, o então papa Bento XVI fez um giro pela região, ocasião em que se reuniu com líderes políticos e religiosos locais. O premier estava acompanhado de mais 11 pessoas, entre elas sua esposa Sarah. 

O encontro foi mediado por intérpretes e ocorreu na Biblioteca dos Palácios Vaticanos, que já está enfeitada para o Natal. Netanyahu deu a Francisco um livro escrito pelo seu pai, o historiador e professor Benzion Netanyahu, e publicado em 1995 com o título "As origens da Inquisição - A Espanha no século 15". Na dedicatória, o premier escreveu: "Para Sua Santidade papa Francisco, grande guardião da nossa comum hereditariedade".    

Segundo declarações do premier à imprensa durante sua viagem a Roma, o livro defende a ideia de que os católicos não ofenderam os judeus durante a Inquisição

Segundo um comunicado do Vaticano, os dois falaram sobre a "retomada das negociações entre israelenses e palestinos, desejando que se possa chegar a uma solução justa e duradoura e que respeite as duas partes". Também foi discutida uma possível viagem do Papa à Terra Santa. 

Tags: fgranmcisco, histórica, Israel, premier, vaticano, visita

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.