Jornal do Brasil

Quinta-feira, 17 de Abril de 2014

Internacional

Medidas para exportação de alimentos na Argentina serão reavaliadas

Jornal do Brasil

Segundo o jornal argentino Clarín, uma matéria jornalística investigativa levou o ministro da Agricultura, Carlos Casamiquela, a anunciar uma avaliação do chamado Registros de Operações de Exportações Lácteos (ROEL) da Argentina nos mercados de grãos, carne e leite, para avaliar os impactos das medidas nessas atividades comerciais. De acordo com o veículo, centenas de produtores de trigo, leite, pecuaristas tiveram prejuízos em função do ROE.

O ROE foi criado na era pós Néstor Kirchner, como política de impacto para o setor agrícola, com o encerramento das exportações de carne, em 2006. O Clarín destaca que quem gerencia as permissões e tem o poder de decidir quem vai exportar, dá prioridade à amigos e enteados. E completa que muitas funções do ROEL foram comprometidos com a dissolução da ONCCA, órgão gerado para controlar a comercialização de cadeias alimentares, visando o desenvolvimento do setor. 

O jornal argentino diz que não basta "demitir Guillermo Moreno [ex-secretário de Comércio Interior da Argentina]". (...) Será necessário desmontar o andaime intrincado e escuro, que estabeleceu regras.", destaca o texto. 

Tags: agrícola, alimentares, Ministro, produtores, setor

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.