ASSINE
search button

Papa Francisco diz que corruptos não têm dignidade

Compartilhar

O papa Francisco fez nesta sexta-feira (8) uma forte crítica à corrupção, dizendo que os adeptos do suborno são pessoas sem dignidade. Em uma missa na residência de Santa Marta, no Vaticano, cujo tema eram os valores da mundanidade, o Pontífice afirmou que "quem pratica a corrupção perdeu a dignidade e dá aos filhos um pão sujo". 

"Alguns de vocês irão dizer: 'Mas os corruptos fazem o que todos fazem'. E vos respondo: 'Não, todos, não'. Alguns gestores de empresas e administradores públicos, do governo, talvez sim. Mas não são muitos. Isso está ligado ao comportamento de pegar o caminho mais rápido, mais cômodo, para vencer na vida", criticou Francisco. Fazendo orações, o Papa pediu que o Senhor "mude o coração dos devotos da 'deusa da corrupção'" e que projeta os filhos dos corruptos, "os quais têm fome de dignidade". "Talvez fosse bom, hoje, que nós rezássemos pelas inúmeras crianças e jovens que recebem dos seus pais um pão sujo. Eles também têm fome de dignidade. Vamos rezar para que o Senhor mude o coração dos devotos da 'deusa da corrupção' e percebam que a dignidade vem do trabalho digno, honesto e cotidiano", pediu o Papa. 

Desde quando foi eleito, em março de 2013, Francisco tem feito apelos pelos pobres e pelo modo simples de viver, sem exuberâncias. O Papa chegou a criticar sacerdotes que exibem artigos de luxo e afastou do cargo o bispo alemão Tebartz-van Elst, suspeito de gastar mais de R$ 90 milhões na construção de sua residência. (ANSA)