ASSINE
search button

Grupo Ibas pede colaboração da ONU no processo de paz entre Israel e Palestina

Compartilhar

Os governos da Índia, do Brasil e da África do Sul, que integram o grupo Ibas, apelaram hoje (23), em declaração conjunta, ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para que colabore com o processo de paz entre Israel e a Palestina. No texto, os chanceleres dos três países defendem uma solução de acordo com os marcos definidos em 1967, respeitando os acordos anteriores e retirando os militares dos denominados territórios ocupados.

O comunicado foi divulgado em nome do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e dos chanceleres da Índia, Salman Khurshid, e da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane. No documento, eles ressaltam a decisão de Israel de libertar 104 prisioneiros políticos palestinos. “[Um] gesto que contribui para o espírito de cooperação em torno das negociações”, diz o texto.

Para o Ibas, é fundamentam também que ambos os lados contribuam para a execução do cronograma, que prevê avanços até o final do ano. Em várias ocasiões, Patriota condenou os assentamentos israelenses em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia. “Reafirmamos que o conflito israel-palestino continua a ser uma questão urgente e essencial para a comunidade internacional, cuja resolução é pré-requisito para a construção da paz sustentável e duradoura na região do Oriente Médio.”

O comunicado reitera que o Conselho de Segurança, formado por 15 países, exerça suas funções de garantir a segurança e a paz no mundo. “Expressamos nossa firme convicção de que o Conselho [de Segurança] deve emprestar apoio ao processo de paz e trabalhar com vistas à sua conclusão plena e satisfatória”, acrescenta o documento.

No comunicado, os chanceleres ainda elogiam os esforços do governo dos Estados Unidos na mediação do conflitos entre palestinos e israelenses.