ASSINE
search button

Brasileiro apoia novo papa, mas quer Igreja mais liberal, aponta pesquisa

Compartilhar

A escolha de Jorge Mario Bergoglio como sucessor de Bento XVI encontra grande aprovação entre os fiéis brasileiros, os quais desejam, em sua maioria, uma postura mais liberal da Igreja Católica. 

Segundo pesquisa do Datafolha publicada na edição deste domingo na Folha de S. Paulo, a eleição do cardeal de Buenos Aires é vista como ótima ou boa por 74% dos entrevistados; regular por 9%; e ruim ou péssima por 2%. A pesquisa ouviu 2.653 pessoas em 166 municípios; a maioria delas se definiu como católica (58%), enquanto um grupo menor (21%) se disse evangélico pentecostal.

Esses mesmo público que olha com aprovação o papa Francisco deseja, no entanto, uma Igreja mais liberal em questões centrais da sociedade contemporânea, quais sejam: defesa do uso de preservativo, apoio ao uso da pílula anticoncepcional, incentivo ao uso da “pílula do dia seguinte” e adoção de uma postura favorável ao divórcio; todos estes tópicos são apoiados pela maioria absoluta dos entrevistados. Ainda assim, esse mesmo público que almeja maior um maior liberalismo católico concorda com que a Igreja se mantenha contrária ao aborto e ao casamento gay.