Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Maio de 2013

Internacional

Maduro é presidente durante próximo mês; Dilma viaja para enterro de Chávez

Viagem da presidente será nesta quinta-feira

Agência Brasil

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Elías Jaua, anunciou hoje (6) que, em função da morte de Hugo Chávez na terça-feira (5), o vice-presidente, Nicolás Maduro, assumirá o cargo de presidente interino e que dentro de 30 dias haverá eleições presidenciais. "Foi o mandato que o comandante-presidente Hugo Chávez nos deu", disse Jaua ao canal de televisão Telesur.

Jaua não especificou se a eleição será realizada dentro de 30 dias ou se a data será escolhida nesse prazo. O governo da Venezuela e a oposição apresentaram, nos últimos meses, interpretações divergentes da Constituição no caso da morte de Chávez, que foi reeleito presidente em outubro.

Morte de Hugo Chávez foi anunciada pelo vice, Nicolás Maduro, que assume interinamente a presidência
Morte de Hugo Chávez foi anunciada pelo vice, Nicolás Maduro, que assume interinamente a presidência

O líder da oposição Henrique Capriles, que perdeu as eleições para Chávez, pediu ao governo para "agir estritamente no âmbito do seu dever constitucional". A oposição defende que a Constituição indica que o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, deve assumir a liderança do país no caso de morte do presidente.

>> Morre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aos 58 anos

>> Em nota, Dilma diz que Chávez será uma referência eterna para a América Latina

>> Governo da Venezuela marca funeral de Chávez para sexta-feira

>> Nicolás Maduro prega união para "garantir o futuro da Venezuela"

Mas, antes de ir para Cuba para uma nova operação de câncer em dezembro, Chávez disse que Maduro devia assumir o poder caso ele ficasse incapacitado.

A Constituição indica que o presidente da Assembleia Nacional deve assumir o poder se o presidente morrer antes de tomar posse do novo mandato. Chávez não compareceu à posse agendada para 10 de janeiro, mas o Supremo Tribunal aprovou um adiamento e decidiu que não haveria interrupção entre governos.

Dilma irá a funeral

A presidente Dilma Rousseff embarcará nessa quinta-feira (07) para Caracas, onde participará do velório do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que morreu vítima de um câncer na última terça-feira. A presidente pernoitará na capital venezuelana e participará da solenidade em homAenagem a Chávez na manhã da sexta-feira. Outros chefes de Estados latino-americanos estarão presentes.

Dilma iria a El Calafate, na Argentina, para um encontro bilateral com a presidente Cristina Kirchner, mas os compromissos oficiais foram cancelados assim que foi divulgado o falecimento do presidente venezuelano. Ontem, em discurso e em nota de pesar, Dilma lamentou a morte de Chávez e o chamou de “amigo do Brasil”.

Na manhã desta quarta-feira (06), as bandeiras oficiais estão a meio mastro após publicação no Diário Oficial da União de um decreto que estabelece luto no Brasil de três dias.

Tags: chávez, comandante, morte, presidente, Venezuela

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.