Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Maio de 2013

Internacional

Dom Odilo Scherer: dizer que há nomes definidos antes do Conclave é fantasia

Agência Brasil

As reuniões que antecedem o Conclave (que elegerá o futuro papa) são guiadas pelo “senso de responsabilidade”, segundo o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, 63 anos. Scherer negou que o nome daquele que vai suceder o papa emérito Bento XVI, que deixou o pontificado no último dia 28, esteja definido antes do Conclave. Dom Odilo é apontado como um dos nomes cotados para ser o futuro papa.

“Dizer que, antes do Conclave, os nomes estão prontinhos, não é a realidade, faz parte da fantasia”, ressaltou o arcebispo de São Paulo. Segundo ele, durante as reuniões, há conversas, curtos discursos e a evocação do Espírito Santo.

Pelo segundo dia consecutivo, o Colégio de Cardeais se reuniu hoje (5). A expectativa era de que a data para o início do Conclave fosse definida com a previsão de chegada dos 12 religiosos que faltavam. No entanto, não houve consenso quanto à data do Conclave. Ontem (4) a reunião preliminar ocorreu com a presença de 142 cardeais, dos quais 103 são eleitores no Conclave, inclusive cinco brasileiros.

A reunião do Colégio de Cardeais é uma espécie de preparatório para o Conclave, cujo prazo de encerramento é esperado para o final da Páscoa – fim de março. A primeira etapa da reunião preliminar feita ontem, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, transcorreu em clima de serenidade.

>> Cardeal minimiza escândalos: "Desafio do novo Papa será difundir o Evangelho"

>> Novo papa: nome de dom Odilo Scherer ganha força entre cardeais

Como será a eleição do Pontífice
Como será a eleição do Pontífice

Na primeira etapa da reunião ontem, os religiosos fizeram um juramento, baseado na Constituição da Igreja Católica Romana (Universi Dominici Gregis), sobre como se comportarão durante o encontro. Treze cardeais se pronunciaram e houve um intervalo. Os cardeais aproveitaram a reunião de ontem para se conhecerem.

Tags: bento, escolha, papa, sucessor, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.