ASSINE
search button

Cardeais conhecerão detalhes do escândalo 'vatileaks', diz 'La Stampa'

Vaticanista garante que escândalos sexuais e chantagens não serão revelados

Compartilhar

O repórter Giacomo Galeazzi, um dos especialistas em Vaticano do jornal La Stampa, revela que os cardeais que participarão do conclave para a escolha do novo papa, receberão informações sobre o escândalo do 'vatileaks'.

Segundo ele, na próxima semana, antes de partir para a residência de Castel Gandolfo, na tarde de quinta-feira, Bento XVI receberá os três cardeais da comissão de investigação (Julián Herranz, Jozef Tomko e Salvatore De Giorgi) e, de acordo com fontes da Cúria, dará autorização para a divulgação do dossiê junto aos cardeais que participarão do conclave.

Assim, os eleitores poderão ouvir diretamente a informação real e oficial sobre o roubo de documentos secretos do escritório do papa e sobre a história do ex-mordomo Paolo Gabriele. 

Giacomo Galeazzi diz que o informe sobre o 'vatileaks' descreve certamente alguns enfrentamentos e guerras de poder entre a hierarquia da Igreja, mas não denuncia os escândalos sexuais e chantagens.

"Antes que se abram as portas da Capela Sistina, os cardeais terão a versão autêntica depois de meses de especulações, venenos e suspeitas", diz o vaticanista.