ASSINE
search button

Leis islâmicas na Faixa de Gaza restringem liberdade das mulheres

Na maior universidade da Faixa de Gaza, mulheres terão que usar véu

Compartilhar

Após quase seis anos de controle do grupo islamita Hamas na Faixa de Gaza, observa-se um número crescente de leis e normas que restringem a liberdade das mulheres e geram uma transformação cultural nessa região.

A sociedade de Gaza torna-se mais conservadora do que a sociedade palestina na Cisjordânia, que permanece sob controle do grupo laico Fatah.

A maior universidade da Faixa de Gaza, a Al Aqsa, anunciou que a partir do segundo semestre todas as estudantes e professoras deverão vestir o hijab (véu) e a abaya (capa comprida e larga, que cobre todas as partes do corpo, exceto as mãos, os pés e o rosto).

A decisão da universidade despertou a indignação dos líderes da Autoridade Palestina (AP) na Cisjordânia, que argumentam que sendo uma instituição pública, a Al Aqsa é financiada pela AP e que, segundo a lei palestina, não pode tomar tal medida.

Hanan Ashrawi, ex-ministra da Educação da Autoridade Palestina e considerada a mais proeminente mulher da liderança palestina, disse que a decisão da Universidade Al Aqsa é "ilegal".

Violação de direitos

Esse decreto constitui uma violação dos direitos fundamentais reconhecidos pelas Nações Unidas e da própria lei palestina. As mulheres têm o direito de escolher sua maneira de se vestir"Esse decreto constitui uma violação dos direitos fundamentais reconhecidos pelas Nações Unidas e da própria lei palestina", afirmou Ashrawi, "as mulheres têm o direito de escolher sua maneira de se vestir".

De acordo com Ashrawi, que também é porta-voz da OLP (Organização pela Libertação da Palestina), o Hamas está tentando gerar uma transformação cultural na Faixa de Gaza, tornando a sociedade mais conservadora e aumentando as restrições às liberdades individuais, principalmente em assuntos ligados às mulheres.

Segundo a Universidade Al Aqsa, o novo código de vestimenta será implementado por meios de "persuasão e não de coerção". Funcionárias da universidade fiscalizarão as vestimentas da mulheres na entrada da instituição e conversarão com aquelas que estiverem vestidas com "roupas sedutoras". "Depois de uma ou duas conversas desse tipo, as estudantes se convencerão a vestir-se de maneira recatada", afirma a universidade.

Serie de probições às mulheres

A medida tomada pela universidade é mais uma em uma série de decretos e leis restringindo as liberdades das mulheres e adotados pelo Hamas, desde que, em 2007, tomou à força o controle da Faixa de Gaza e expulsou os lideres do Fatah da região.

Mulheres também foram proibidas de fumar narguilé (caximbo de água) em público e de dançar em grupos de danças folclóricas. As mulheres em Gaza também não podem passear sozinhas perto da praia, e devem estar acompanhadas por um parente homem.

Os cabeleireiros da Faixa de Gaza foram proibidos de cortar cabelos de mulheres, já que as mulheres não devem expor seus cabelos a homens estranhos. Até as advogadas devem vestir o véu quando aparecem em tribunais.

A regressão da situação das mulheres em Gaza também pode ser notada no sistema judiciário. Um número crescente de juízes passam a adotar normas islâmicas para mitigar a punição a homens que cometem atos de violência contra mulheres "para preservar a honra da família".

Distância cultural entre Gaza e Cisjordânia

De acordo com Hanan Ashrawi, com esses decretos e normas, o Hamas está conseguindo aumentar a distância cultural entre os palestinos da Faixa de Gaza, onde moram 1,5 milhão de pessoas, e os 2,5 milhões da Cisjordânia.

No entanto, muitas mulheres na Faixa de Gaza apoiam as novas medidas. Uma delas é a brasileira palestina Leila Shahin, que nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se para a Faixa de Gaza há 10 anos. Shahin, que tem 39 anos e mora na cidade de Gaza, disse que considera a decisão da Universidade Al Aqsa "positiva".

"Ver a luz"

"Essa decisão obviamente é boa para as mulheres, vestir-se com o hijab e a abaya é o minimo que elas podem fazer para não serem molestadas", disse a ex-carioca. "Cobrir o corpo e a cabeça também faz bem para a saúde, para se proteger dos raios solares e evitar câncer e doenças no cérebro", disse.

Quando perguntada se, de acordo com esse raciocinio, os homens também deveriam se cobrir para evitar doenças, Shahin respondeu que "Allah criou os homens mais fortes e por isso eles não precisam se cobrir".

"As mulheres são mais frágeis e precisam se proteger, e também porque são mais bonitas, para não chamar a atenção dos homens".

De acordo com Shahin, hoje em dia é muito raro ver uma mulher com cabeça descoberta nas ruas da Faixa de Gaza. "Quase todas as mulheres usam o véu", disse, "muito poucas, só aquelas que ainda não viram a luz, ainda andam com os cabelos expostos".