Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Maio de 2013

Internacional

Ahmadinejad ressalta que pressão contra o Irã não surtirá efeitos positivos

Agência Brasil

Brasília - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, reclamou hoje (10) da pressão da comunidade internacional sobre o país devido ao desenvolvimento do programa nuclear, alvo de suspeitas de ter fins não pacíficos. Segundo Ahmadinejad, a imposição de sanções e restrições ao Irã, como ocorre nos últimos anos, não surtirá efeitos positivos. "O Irã não vai ceder um milímetro nos seus direitos", reiterou ele.

"O Irã é uma das nações mais independentes do mundo e [que] ninguém pode impor sobre sua vontade", disse o presidente iraniano. O Irã sofre sanções por parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas, da União Europeia (UE), dos Estados Unidos, do Canadá e vários países unilateralmente.

Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, reclamou da pressão internacional sobre seu programa nuclear
Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, reclamou da pressão internacional sobre seu programa nuclear

Porém,  Ahmadinejad disse estar disponível para estabelecer negociações diretas com os Estados Unidos, se as restrições forem suspensas.  “Tirem a pistola da cabeça da nação iraniana e eu mesmo conversarei com vocês", ressaltou ele.

Sem citar nomes, Ahmadinejad se referiu ao vice-presidente norte-americano, Joe Biden, que defende que os Estados Unidos mudem a política em relação ao Irã. Os iranianos sofrem com restrições econômicas, comerciais e bancárias por parte de vários países.

Tags: europeia, internacional, irã, nuclear, onu, programa, união

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.