Papa diz que redes sociais podem favorecer diálogo
As redes sociais podem favorecer as formas de diálogo se forem usadas com respeito, atenção e responsabilidade, disse o papa Bento XVI na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Segundo o papa, as pessoas que participam das redes sociais devem "se esforçar para serem autênticas", porque nesses espaços cada um "comunica si mesmo".
"Nas redes sociais, é preciso ser consciente do valor do diálogo, do debate raciocinado, da argumentação lógica. É preciso cultivar formas do discurso e da expressão que apelem às mais nobres aspirações", afirmou Bento XVI.
"Também no mundo digital, onde é fácil que se elevem vozes com tons muito acesos e conflitais, e onde muitas vezes o sensacionalismo arrisca ganhar, somos chamados a um atento discernimento", indicou o papa.
Ele divulga a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais tradicionalmente no dia 24 de janeiro, por ocasião do dia de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas. Bento XVI ativou seu perfil no Twitter no mês passado, com o nome de @pontifex.
