Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Maio de 2013

Internacional

Farc anunciam fim de trégua com governo colombiano

Agência ANSA

BOGOTÁ - O governo da Colômbia começou neste domingo a redefinir as formas de lidar com o conflito armado interno, após o anúncio das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) para acabar com a trégua de dois meses que foi declarada pelo grupo guerrilheiro. 

"Com o coração partido nós temos que admitir que voltará a fase militar de guerra, pois as partes não querem nada neste país", disse Ivan Marquez, principal negociador das FARC em Havana, se referindo à falta de acordo com o governo colombiano.

O fim da trégua envolve a retomada do conflito armado e tem preocupado o exército colombiano, que nas últimas semanas alertou para possíveis ataques das FARC, contra a infraestrutura do país. Apesar do anúncio, Márquez se novamente pediu ao governo de Juan Manuel Santos, com as conversações de paz que está sendo realizado na capital cubana, para "regularizar" o confronto atual, a fim de humanizar o conflito. "Se por alguma razão o governo da Colômbia considera irrelevante e desnecessário fornecer este ambiente propício para as negociações, então eu sugiro que pensem em um tratado de regularização da guerra", completou o líder guerrilheiro.

Tags: COLÔMBIA, comunicado, Farc, fim, GUERRILHA, trégua

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.