ASSINE
search button

Papa Bento 16 deseja um 2013 de paz e condena capitalismo sem regras

Compartilhar

Em sua tradicional mensagem de Ano Novo, o papa Bento 16 desejou um ano de paz para 2013. O pontífice alertou para uma ameaça de um capitalismo sem regras e do aumento da criminalidade. Bento 16 ainda denunciou o "egoísmo" e o "individualismo" que, segundo ele, no “capitalismo desregulado”, levam a “várias formas de terrorismo e criminalidade".

Bento 16 participou de uma missa de celebração do Dia Mundial da paz, na Basília de São Pedro. Ao final, ele discursou para milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

"Um novo ano é como uma viagem. Com a luz e a graça de Deus, pode ser o começo de um caminho de paz para cada pessoa, família, país, para o mundo inteiro", afirmou de sua janela. Enquanto falava, milhares de pessoas, que haviam participado de uma passeata pela paz até o Vaticano, soltaram balões azuis.

Para o Dia da Paz, o papa pediu um novo modelo econômico e regras mais éticas para o mercado. Para ele, a crise financeira global é prova de que o capitalismo não protege os mais fracos da sociedade. Bento 16 se disse convencido da "vocação da humanidade para a paz", apesar dos muitos problemas. 

Só uma relação pessoal com Deus pode ajudar com "a escuridão e a angústia", que às vezes caracterizam a existência humana, afirmou. Ele também alertou sobre a insegurança alimentar e reafirmou a oposição da igreja ao casamento gay.