ASSINE
search button

Manifestantes acusam novo governo mexicano de repressão

Compartilhar

Integrantes do movimento de estudantes "YoSoy123" acusaram o governo mexicano de "repressão" e pedem a liberdade de um grupo de jovens acusados de atos de vandalismo durante os protestos contra a posse do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, no último sábado.    

Os manifestantes realizaram uma marcha que saiu do monumento da Independência e acabou na Praça da Constituição, na Cidade do México, sem registros de incidentes.    

A demonstração aconteceu ontem, dois dias depois de uma onda de saques e ataques a comércios, hotéis de luxo, cafeterias, restaurantes e monumentos no centro histórico da capital, que seguiu os protestos com coquetéis molotov lançados em frente ao Congresso durante a cerimônia de posse de Peña Nieto.    

Mais de uma centena de pessoas foram detidas acusadas de danos contra a propriedade alheia e vandalismo. O procurador do Distrito Federal, Jesús Rodríguez, informou que 28 pessoas foram liberadas, entre elas 12 menores, mas outras 69 foram levadas para julgamento.    

Alguns dos manifestantes declararam pertencer ao movimento "YoSoy123" e outros a grupos anarquistas. "Repudiamos os atos repressivos assim como as prisões arbitrárias que nossos familiares são vítimas", destacaram os manifestantes que acusam os policiais por estas ações.